DAR E RECEBER

ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O "RELACIONAMENTO DE CASAL" À LUZ DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR.

TEMA 3: DAR E RECEBER

A igualdade no relacionamento de um casal. que se expressa fundamentalmente na consumação do amor, estende-se também a outras áreas da vida. O relacionamento de um casal obtém bom resultado através da constante equiparação entre o dar e o aceitar, ligada ao amor.

Um exemplo: Um homem dá um presente à sua mulher porque a ama. Tão logo ele tenha entregue o presente encontra-se em posição superior. Ele é o que dá e a mulher recebe. Mas agora ela sente uma obrigação em relação ao homem porque recebeu. Procura então compensar dando-lhe algo e, porque o ama, dá-lhe, por cautela, um pouco mais do que ele lhe deu. Agora nem sete-se sob a pressão de uma obrigação. Tenta compensar o que recebeu e, porque ama sua mulher, dá-lhe um pouco mais. Assim, por meio da necessidade de equilíbrio, ligada ao amor, realiza-se um intercâmbio sempre crescente, um grande movimento entre o dar e o aceitar. Isso une o casal ainda mais intimamente e assim cresce a felicidade entre eles. Esse intercâmbio positivo é a garantia de um bom relacionamento entre o casal.

No entanto, existem também em muitos casamentos situações em que um cônjuge faz algo de mau ao outro, ferindo-o. Aqui também o cônjuge que foi ferido sente a necessidade de compensar, uma necessidade de vingança. Portanto, esse parceiro faz algo de mau ao outro, mas frequentemente por sentir-se em seu direito faz-lhe algo ainda pior. Com isso o primeiro sente-se no direito de tornar a causar dano ao outro e comete, por um sentimento de direito, algo um pouco mais grave, aumentando assim o saldo negativo. Resulta daí, um intercâmbio intenso, mas no mau sentido. Esse intercâmbio também vincula o casal, mas para a infelicidade.

No entanto, existe uma regra fácil para sair desse círculo vicioso: exatamente como no intercâmbio positivo, em que por amor ao companheiro dá-se-lhe algo mais do bom, no intercâmbio negativo, por amor ao parceiro dá-se-lhe menos do ruim! Dessa forma o intercâmbio positivo pode recomeçar. É uma regra simples, mas muito útil.

Do livro “Para que o amor dê certo” de Bert Hellinger

Espero que tenha gostado, qualquer dúvida estou a disposição pelo Whats 61 98565-2526

Iracema Rodrigues - Coach de Autoestima e Terapeuta de Relacionamentos

Se ainda não estiver no grupo de Whats, solicite através do número acima

Comentários