Exercício de PNL para fortalecer a autoestima e auto-confiança

Uma das ações que mais nos enfraquecem é ficar remoendo fatos tristes, passos mal dados. Por outro lado, uma ação fortalecedora é recordar as vitórias, os passos assertivos, as conquistas, quaisquer fatos que tenha tido efeito positivo sobre nossas estruturas físicas e emocionais e acredite, esses fatos estão registrados em nossa estrutura e podem ser acessados. É nisso que o exercício de PNL abaixo se baseia.


Exercício: CATA JÓIAS


Objetivo: Fortalecer a autoestima e auto-confiança
Resultado esperado: Resgatar preciosidades que compõem a nossa história de vida.

Para que essa estratégia funcione efetivamente, sugiro que você se sente em um lugar tranquilo e, em um papel, desenhe uma linha, ela vai representar a linha da sua vida. Então comece a marcar, cronologicamente, a partir do presente, fatos que marcaram sua vida agradavelmente, como vitórias e conquistas.

Liste do mais recente até o mais antigo fato. Por exemplo: “hoje meu chefe me elogiou”, “quando tinha 15 anos ganhei uma linda festa de aniversário e todos os meus amigos demonstraram seu afeto por mim”, “aos sete anos fiz uma avaliação e tive uma excelente nota”, “aos quatro anos ganhei um abraço carinhoso da minha mãe” etc.

Ao escrever, procure entrar em contato com cada memória, através das sensações e emoções de cada uma das situações. Veja o que você viu, ouça o que você ouviu, sinta o que sentiu em cada um dos momentos que vier à sua memória.

Perceba que, dessa forma, você está fortalecendo o seu “eu interior” com todas essas experiências e que, a partir de agora, elas passarão a fazer parte da sua vida de maneira efetiva.

Essa é uma bela forma de treinar sua mente para desenvolver uma estratégia de autoestima, auto-confiança e se manter com energia e foco, afinal, sua bagagem está cheia de jóias e vale a pena colocá-las em destaque no seu baú de memórias. Lembre-se: você faz parte de um mundo de escolhas, então, faça as melhores possíveis!

Desejo a você, Saúde e Sucesso!

Coach Iracema Sillva

Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais, é só escolher o "botãozinho" aí embaixo. Gratidão!

Comentários

Postar um comentário