RELACIONAMENTOS E PROBLEMAS FAMILIARES - ALCOOLISMO

Relacionamentos e Problemas Familiares na visão Sistêmica
Tema: Alcoolismo




Embora em Constelação preferimos usar o termo “questão” ao invés de “problema”, aqui usarei a segunda opção para que a linguagem seja o mais simples possível.


Nessa série de textos e Vídeos sobre Relacionamentos e Problemas Familiares eu buscarei esclarecer temas importantes que assombram muitas famílias e consequentemente, claro, as pessoas.


No tema de hoje: Alcoolismo. Os vícios em geral têm uma raiz na questão paterna. É como se a pessoa não podendo ou não dando conta de “tomar” seu pai, o busca no vício.


Em se tratando de alcoolismo existe uma outra possibilidade que é o desprezo de uma mulher. Assim, se você é uma esposa de um alcoólatra, experimente avaliar seus sentimentos mais profundos com relação ao seu marido, ou se é mãe de um alcoólatra busque investigar quais seus sentimentos mais profundos em relação a esse filho. Será que você de repente não colocou muita expectativa em cima dele? Será que inconscientemente não  o colocou no “lugar de marido”, já que agora está desiludida e despreza os homens em geral?


E finalmente, se você é o alcoólatra, procure perceber qual homem no seu sistema familiar foi excluído. Sei que na maioria das vezes não conseguimos entender as causas sistêmicas de um problema com nosso racional, mas essas reflexões tenho certeza que já são uma luzinha pra muita gente, assim como foi pra mim que tenho casos de alcoolismo na minha família de origem.


Há ainda uma outra possibilidade… a de que em indo em direção ao álcool, a pessoa inconscientemente busque ir em direção a uma infância, talvez queira ir a um tempo onde aconteceu um movimento interrompido em direção a mãe ou ao pai.


Você já reparou que quando uma pessoa está alcoolizada seu comportamento fica semelhante ao de uma criança? Ela perde a noção do ridículo, fala de forma desconexa, às vezes faz até as necessidades fisiológicas na roupa. Quem mais você conhece que faz essas coisas? A criança não é mesmo?


Pois bem, essas são algumas das possibilidades das causas sistêmicas do alcoolismo, espero que esse texto tenha sido de utilidade pra você. E caso você nunca tenha ouvido falar em Constelação familiar vou fazer um breve resumo.


Desde já, peço que compartilhe esse texto se ele tiver feito sentido pra você ou se entender que ele possa ajudar alguém.


Caso queira que eu faça um artigo sobre algum relacionamento ou problema de família deixe seu comentário abaixo ou me envie uma Mensagem de WhatsApp


CONSTELAÇÃO FAMILIAR




É um método terapêutico desenvolvido pelo Alemão Bert Hellinger onde é considerada a carga que carregamos ( por amor ) de nossa ancestralidade.
A Constelação Familiar tem como “material de trabalho” as informações registradas no campo familiar da pessoa que está sendo Constelada (cliente). Este campo sutil de informação tem sido chamado de campo mórfico, ou campo morfo-genético.
Numa constelação observamos se alguma das três leis (ou ordens) do amor está sendo desrespeitada.


ORDENS DO AMOR
LEI DO PERTINÊNCIA
A primeira lei se refere à pertinência: Essa lei diz que todos têm igual direito de pertencer na família.
Ex.: Imagine que uma mãe quer proteger seu filho do alcoolismo do pai. (Veja que tudo em nossas vidas deriva do amor, incluindo o sofrimento). Ela então se separa e nunca fala pro filho quem é seu pai, ou se a criança tem lembrança do pais ela denigre sua imagem constantemente, ou seja, exclui. Esse filho, ou outro membro de uma geração posterior tomará as dores desse membro excluído e será alcoólatra ou buscará por outra forma de dizer: “eu estou com você”, ou “te excluíram, mas eu não te excluo”, “eu sigo o seu destino”, ou algo assim. Questões morais são geralmente as maiores causas de exclusão.


LEI DO EQUILÍBRIO ENTRE DAR E RECEBER
A segunda lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
Ex. Imagine uma situação em que o marido resolve dar amor incondicional a sua esposa, ele toma para si a responsabilidade do relacionamento e não permite que ela expresse amor por ele. Ele não se alegra em receber, acredita que sua missão é amar, é dar, dar e dar…
A tendência é que essa mulher abandone o relacionamento, ou opte por uma traição, ou fique agressiva. Porque? Porque sua dignidade está sendo jogada no lixo quando seu companheiro não lhe permite a dádiva da retribuição, ou equilíbrio. Assim também acontece nas empresas, se há um sócio que sempre faz tudo, aquele que não tem a oportunidade de fazer na mesma proporção tem a tendência de sair da sociedade, ou de roubar.


LEI DA HIERARQUIA
A terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e na sequência os mais novos. Ou seja, aqueles que vêm depois precisam respeitar e honrar aqueles que vieram antes.
Ex. Imagine que uma família muito pobre de pai, mãe e 8 filhos saiu do nordeste onde passavam fome. Todos lutaram muito pra sobreviver na cidade grande e agora têm uma vida financeira mediana, exceto o mais novo que teve mais oportunidades. Esse mais novo como é bem sucedido, social e financeiramente agora quer mandar no restante da família. Ele, inconscientemente se põe  antes dos outros irmãos e até dos pais… Isso não dará certo e o “registro” desse desrespeito ficará no campo familiar, onde um próximo membro, tomará pra si essa dor. (a dor dos primeiros).


O melhor lugar pra nós, é aquele que é nosso!
Desejo que esse breve resumo possa ter sido útil a você.
Estou a disposição para qualquer interação em relação ao assunto.


Se puder, seide seu comentário!


Com amor,
Iracema Rodrigues
Coach, Programadora Neurolinguista e Consteladora Familiar Sistêmica em treinamento

Whats 61 98565-2526

Comentários